quinta-feira, 16 de agosto de 2012

PERIGO! Cuidado com a postura errada

Este vídeo é uma perfeita ilustração de erros e possíveis correções relacionadas à postura em frente ao computador. Cena esta, que tem se tornado cada vez mais comum nos últimos tempos, independente de idade e profissão.


                       Vídeo: Cuidado com a postura + exercício físico + alimentação saudável



Algumas posições provocam menos desgaste, mas passar o dia inteiro sentado é sempre ruim. As lesões por esforço repetitivo (LER) são contusões produzidas pela manutenção por muitas horas de uma posição inadequada. “Elas são a maior causa de invalidez provocada por doença adquirida no trabalho”, alerta a médica Maria Maeno, do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador, em São Paulo. O melhor jeito de evitar problemas desse tipo é se obrigar a variar ao máximo a postura. Assim, nenhuma articulação, nenhum músculo ou tendão se desgasta em excesso.

A preocupação com a postura resulta da consciência de que todas as partes do corpo estão ligadas. Os músculos não são apenas feixes isolados. Eles fazem parte de grandes cadeias que podem conectar os pés à cabeça. Os ossos, do mesmo modo, estão presos uns nos outros. Por isso é inevitável que uma pisada torta acabe inclinando a bacia e, por fim, curvando a coluna.
A regra de ouro é nunca forçar demais uma parte do corpo. O peso tem que ficar distribuído entre os ossos – ou seja, não pode apoiar-se sobre uma só perna, deixando a outra solta. A força tem que ser repartida entre os músculos, evitando tensionar em excesso uns e relaxar muito outros. Quando as costas ficam tensas, por exemplo, os músculos do abdômen acabam se soltando. Resultado: as vértebras se desgastam e a barriga, sem exercício, fica mole.
 
Fonte: Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral

Nenhum comentário: